quarta-feira, 25 de julho de 2007

Contra o medo, liberdade



24.07.2007 - Manuel Alegre (Jornal o Publico)






Nasci e cresci num Portugal onde vigorava o medo. Contra eles lutei a vida inteira. Não posso ficar calado perante alguns casos ultimamente vindos a público. Casos pontuais, dir-se-á.

Mas que têm em comum a delação e a confusão entre lealdade e subserviência. Casos pontuais que, entretanto, começam a repetir-se. Não por acaso ou coincidência. Mas porque há um clima propício a comportamentos com raízes profundas na nossa história, desde os esbirros do Santo Ofício até aos bufos da PIDE. Casos pontuais em si mesmos inquietantes. E em que é tão condenável a denúncia como a conivência perante ela.

Não vivemos em ditadura, nem sequer é legítimo falar de deriva autoritária. As instituições democráticas funcionam. Então porquê a sensação de que nem sempre convém dizer o que se pensa? Porquê o medo? De quem e de quê? Talvez os fantasmas estejam na própria sociedade e sejam fruto da inexistência de uma cultura de liberdade individual.

Sottomayor Cardia escreveu, ainda estudante, que "só é livre o homem que liberta". Quem se cala perante a delação e o abuso está a inculcar o medo. Está a mutilar a sua liberdade e a ameaçar a liberdade dos outros. Ora isso é o que nunca pode acontecer em democracia.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

A fuga continua....



O extremo Carlos Andrade vai ser apresentado como reforço do Bruesa, esta quarta-feira. Entretanto, o base Miguel Salvador está a caminho do Cartajena, enquanto Paulo Simão, Miguel Minhava e Jorge Coelho podem seguir, também, rumo a Espanha.

Enquanto não chega a IBERIA tratem de fugir...
Pena tenho eu de não poder fugir também...

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Paguem o que devem....


O protocolo de regulamentação das relações entre a FPB e a Liga dos Clubes de Basquetebol, celebrado em Agosto de 2005 e válido até Julho de 2009, diz entre outras coisas , no segundo ponto do Artigo 33º, que os clubes que se inscrevam em provas não-profissionais devem, antes de mais, saldar todas as dívidas pendentes para com a Liga e associados.

É só aplicarem o regulamento, ou obrigarem os Clubes a pagarem o que devem...

Avaria no site já reparada....


Esteve inactivo 1 mês que o meu site individual (www.eteamz.com/sites/mariosilva) .

Finalmente uma boa "noticía"......



O basquetebol português segue em ritmo acelerado para o abismo.
Contudo , os mais jovens podem sonhar, isto se a profecia de Saramago for concretizada:

"Não sou profeta, mas Portugal acabará por integrar-se na Espanha"
Este foi o regresso mais longo de José Saramago a Portugal desde que a polémica que envolveu a candidatura do seu livro O Evangelho segundo Jesus Cristo ao Prémio Literário Europeu o levou para um "exílio" na ilha espanhola de Lanzarote. A atribuição do Prémio Nobel parece tê-lo feito esquecer essas mágoas, mas não amoleceu a sua visão da sociedade e da História, que continua a ser polémica. Como se pode ver nesta entrevista.

"Não vale a pena armar -me em profeta, mas acho que acabaremos por integrar-nos.", disse Saramago